quinta-feira, 5 de julho de 2012

Acupuntura previne Lesões



Consagrada no tratamento de dores e contusões, a Acupuntura agora se destaca como aliada na prevenção de problemas ligados aos Esportes:

Atletas profissionais do nível de Neymar já lançam mão da Acupuntura há algum tempo para aliviar processos dolorosos e se recuperar rapidamente de desgastes musculares.
"A filosofia da Acupuntura sempre foi focada na prevenção", segundo a Medicina Tradicional Chinesa(MTC). As agulhas agem nas causas funcionais, ou seja, nas inflamações, edemas, encurtamentos musculares e pequenos derrames nos músculos que, se não controlados, originam a lesão ou ao menos agravam outra já existente, até porque, grande parte dos quadros surge de antigos problemas mal reabilitados.
"Segundo a tradição chinesa, a Acupuntura age na Harmonização das Energias, no Equilíbrio Energético da pessoa, pois trabalha o "Indivíduo como um todo", tanto a dor física como o emocional.

Mas será que o método também melhoraria o desempenho físico?
A resposta é afirmativa. Ao longo dos treinos, naturalmente surgem encurtamentos na musculatura, entorses e processos inflamatórios, e como a Acupuntura resolve esses empecilhos, a performance do indivíduo melhora significativamente!!
Felizmente, para as pessoas com medo das agulhas, há os procedimentos similares como alternativa à versão original, como:
Eletroacupuntura: descargas leves emitidas por eletrodos são usadas como estímulo;
Auriculopuntura: pequenas sementes, esferas ou cristais são colocadas em partes específicas da orelha;
Moxabustão: técnica que consiste em aquecer os pontos de Acupuntura com o uso de um bastão de ervas de artemísia, com propriedades medicinais;
Ventosaterapia: “copos” de acrílico ou de vidro acoplados à vácuo na pele. Excelente técnica para Tirar a Dor e Relaxar, principalmente quando utilizadas  nas costas semelhante a uma massagem.

Aposte sem medo na Acupuntura para que as atividades físicas tragam todos os seus benefícios com um risco reduzido de sentir uma pontada durante o treinamento!!

Fonte: Revista Saúde / Junho 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário